terça-feira, 21 de outubro de 2014

REAPROVEITAMENTO DE TÁBUAS DE OBRA

As tábuas que deverâo ser limpas
No período das minhas férias resolvi fazer uma limpeza geral na minha casa, principalmente na laje, onde fica a marcenaria. Encontrei algumas tábuas de pinus utilizadas numa pequena obra que fiz. Elas realmente estavam em estado precário, com muito cimento grudado, muitos pregos enferrujados, mas estavam bem alinhadas, o que me deu uma certa esperança.
Ferramentas de proteção (EPIs) e limpeza
Após retirar todos os pregos, me preparei para a limpeza das peças.
Para me proteger, usei luvas, óculos de proteção, um borrifador de água, uma escova de aço e uma esmerilhadeira com disco especial de lixas sobrepostas, que efetuaram boa limpeza sem detonar muito a madeira.
Com uma espátula retirei todo o excesso de cimento. Para não levantar muita poeira, borrifei água sobre a superfície e esfreguei a escova de aço no sentido dos veios da madeira, deixando-a 70% limpas. 

O resto do processo eu completei com a esmerilhadeira.




Consegui limpar 6 tábuas e me sentei para apreciá-las e pensar como eu iria aproveitá-las. A limpeza da casa foi adiada...

3 comentários:

  1. Nossa! É o que eu quero fazer aqui em casa! Meu pai está com madeiras que usou na obra jogadas no quintal, e quero aproveita-las para fazer prateleiras. Acha que vai dar certo ? E depois dessa limpeza, a retirada do cimento o que eu faço? Passo algum tipo de vérnix, tinta ?
    Desde já obrigada, e parabéns pela iniciativa !
    Miriam Loiola.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Miriam. Primeiramente, obrigado por seu comentário. Para estes tipos de madeira (reaproveitadas de obras e com algumas manchas de cimento ou outros materiais) é sempre aconselhável o uso de tintas. O uso de vernizes não é uma idéia ruim, pois poderão destacar ainda mais estas manchas e falhas. Tudo depende da criatividade de cada um e qual a intenção da proposta da obra. As madeiras desta postagem foram reaproveitadas em uma cadeira Adirondack que construí, com características rústicas e com intenção de estimular a reciclagem destes tipos de materiais. Confira o resultado em http://shark-arts.blogspot.com.br/2015/03/minha-primeira-cadeira-adirondack.html
      Mais uma vez obrigado e sucesso.

      Excluir
  2. Olá, Vagner
    Sou de SP e estou procurando um marceneiro que faça um armário a partir das tábuas de mdf que eu tenho aqui. Você poderia fazer uma indicação?

    ResponderExcluir

FAÇA SEU COMENTÁRIO.