segunda-feira, 11 de novembro de 2013

SILHUETA DA MANJEDOURA DE JESUS PARA O NATAL

     
Este ano passou voando!!!
     Parece que foi ontem que tirei os enfeites de Natal da varanda e já comecei a planejar um novo para este ano.
   Já que as festas de final de ano estão chegando, aproveitei o tempo extra desta semana para colocar em prática uma ideia que tive há algum tempo. 
     Um amigo meu me pediu a uns três anos atras que eu fizesse uns anjinhos em silhueta de MDF para ele. Com pequenos furos nas extremidades das figuras e colocando-se algumas luzinhas de Natal nestes furos, o efeito que causa à noite é indescritivelmente bonito. Aproveitei o material que sobrou e fiz uma pequena estrela que contornei com "leds" e ficou incrível.
    Para este ano resolvi fazer uma Silhueta da Manjedoura de Jesus.  O efeito causado pela iluminação indireta atrás de quadros é muito legal. 
    Acompanhem passo a passo como procedi para fazer este projeto que pode ser realizado por qualquer pessoa. Dê sua opinião sobre o resultado resultado.
A figura que iremos trabalhar é esta ao lado. Você pode escolher qualquer figura que tenha em mãos. Esta eu achei na internet e imprimí numa folha de papel A4.



Risquei a figura em quadrados para fazer a ampliação da figura para a tábua, dividindo-a em intervalos de 2 em 2 centímetros. Cada quadrado representará na tábua 10 cm.



A tábua que escolhi foi um pedaço de compensado com 6 mm de espessura e 60cm X 70cm de tamanho. Risquei os quadrados para fazer a ampliação.



Conforme a figura original, copiei-a para a tábua respeitando cada quadrado. Não precisa ser um bom desenhista para isso. Com um pouco de paciência e atenção a imagem ficará boa. Modificações são aceitas. Crie algo novo e inclua na figura. Leve em consideração que após o desenho pronto você irá cortá-lo, contornando os riscos com uma máquina tico-tico. Portanto, evite deixar partes da figura sem ligação com o resto do conjunto.
 Após os devidos cortes com a tico-tico o resultado ficou como na figura ao lado. Com uma lixa de grão 100, retire as rebarbas. Acerte pequenos detalhes com um estilete ou canivete. Improvise detalhes. 


Como este trabalho consiste em apenas uma silhueta de uma cena é desnecessário pintar as figuras com cores variadas. Para esta pintura usei tinta PVA branca (tinta de pintura de paredes) em duas demãos.


A parte mais importante vem agora. Adquiri em uma loja de material elétrico um pedaço de mangueira luminosa (dessas que se colocam em sancas de teto em gesso) e prendi o conjunto atrás da peça. Você poderá usar outros tipos de iluminação. Crie algo novo.
Os resultados serão sempre satisfatórios se você usar sua imaginação, um pouco de paciência e as ferramentas necessárias. 
Deixe seus comentários, críticas, dúvidas.
Um grande abraço!!!

Um comentário:

  1. Vagner, parabéns, adorei sua idéia! Vou tentar fazer uma dessa para a esposa (que ama presépios e afins).
    Grande abraço
    Léo

    ResponderExcluir

FAÇA SEU COMENTÁRIO.