domingo, 2 de janeiro de 2011

BEM VINDOS!!!

APRESENTAÇÃO

Obrigado por visitar o BLOG DA SHARK ARTS.
A verdadeira intenção das postagens deste blog não é apresentar produtos da SHARK ARTS. Não pretendo vender absolutamente nada e sim, mostrar como me interessei pela arte da Marcenaria.
Há alguns anos atrás, procurei um Marceneiro ou Carpinteiro para fazer uma escada de madeira que ligasse a parte térrea de minha casa até a laje. Foram 3 (tres) profissionais consultados e achei os preços dos orçamentos de mão de obra e material muito "salgados".
Como eu já tinha o projeto (desenhado por mim em rascunho) da tal escada, com apenas 10% (dez por cento) do orçamento oferecido pelos profissionais marceneiros comprei uma FURADEIRA ELÉTRICA e uma SERRA TICO-TICO e eu mesmo fiz a escada. Não ficou bonita mas muito funcional.
Claro que as ferramentas adquiridas na época não eram ferramentas profissionais, mas eu as tenho até hoje e as uso até a data desta postagem, e já se passaram 2 anos.
Achei a experiencia maravilhosa e gostaria de compartilhar isto com todo mundo.
A cerca de um ano atrás, comecei a procurar informações na internet sobre MARCENARIA, pois queria aprender mais.
A internet possui muita informação sobre marcenaria, mas direcionadas para marceneiros profissionais, já com muita bagagem.
Nas minhas procuras encontrei muito material interessante para hobbistas. Dicas, cursos pagos, vídeos, literatura especializada, etc.
Aprender a fazer cortes à mão ou criar juntas de encaixe são aspirações nobres e grandes, mas eu acredito que há um grande número de nós que percebem que nunca vai construir reproduções de móveis Stickley.
O hobbista tem um emprego regular mais gosta de ficar em casa ou na garagem para simplesmente se divertir fazendo projetos de madeira para seu próprio uso ou para dar de presente para os outros.
O hobby de marcenaria

A Marcenaria é um passatempo que oferece sempre novidades e atualizações.
Estamos constantemente aprendendo novas técnicas e aprimorando as habilidades existentes.
O conjunto de projetos que surgem é infinito, limitado apenas por nossa imaginação.
Uma das coisas mais interessantes da Marcenaria, na minha opinião, é ter uma idéia ou um projeto já construído, e estudá-lo para descobrir como realizá-lo.
A Marcenaria mexe em todas as partes do cérebro: a criatividade, pensamento analítico, arte, matemática, lógica, coordenação motora, a intuição, instinto, consciência espacial e até mesmo alguma filosofia.
Acredito que a Marcenaria deve ser um esforço relaxante.
Como um passatempo, não estamos sob restrições de tempo ou expectativas de perfeição dos clientes pagos.
Nosso trabalho é pessoal e criamos para nossos próprios padrões.
Se cometer um erro, podemos tomar o tempo para corrigi-lo, sucata, ou descobrir a melhor maneira de fazê-lo.
Podemos não ganhar dinheiro com o nosso ofício, mas quando damos a um ente querido algo que nós passamos horas, até dias trabalhando, a recompensa é enorme.
O objetivo deste blog é tornar a Marcenaria acessível a qualquer pessoa de qualquer nível de habilidade.
Espero que gostem dos projetos em madeira. Acredito que alguns são intrigantes, úteis e também divertidos.

3 comentários:

  1. Não consigo ver as imagens de como montar uma bancada de marcerneiro.

    ResponderExcluir
  2. Estava procurando um blog assim. Parabéns

    ResponderExcluir
  3. Parabéns e obrigado pela iniciativa. Encontrei seu blog hoje, também sou iniciante e estou descobrindo os encantos de bater um formão na madeira.

    ResponderExcluir

FAÇA SEU COMENTÁRIO.